Todas
as crianças passam por fases difíceis que muitas vezes poderiam ser descritas
como "de oposição", especialmente quando se está cansado, com fome,
estressado ou chateado. Quando eles estão assim podem discutir, conversar,
desobedecer e desafiar os pais, professores e outros adultos. Há também
momentos no desenvolvimento normal que o comportamento de oposição é esperado,
como por exemplo entre dois a três anos de idade ou até mesmo na pré-adolescência.
Entretanto, o comportamento hostil se torna uma preocupação quando é freqüente
e consistente, que se destaca quando comparado com outras crianças da mesma
idade e nível de desenvolvimento e quando ela afeta a família da criança,
social e a escola.
Para
melhor entender, nada melhor como uma boa definição:
O
transtorno de oposição (TDO) é um transtorno disruptivo, caracterizado por um
padrão global de desobediência, desafio e comportamento hostil. A criança ou
adolescente discute excessivamente com adultos, não aceitam responsabilidade
por sua má conduta, incomodam deliberadamente os demais, possuem dificuldade de
aceitar regras e perdem facilmente o controle se as coisas não seguem a forma
que eles desejam (SERRA-PINHEIRO et al., 2004, p.273).
Em
crianças com transtorno desafiador opositor (TOD), geralmente apresentam um
padrão contínuo de comportamento não cooperativo, desafiante, desobediente e
hostil incluindo resistência a figura de autoridade. O padrão de comportamento
pode incluir:
Freqüentes acessos de raiva
Discussões excessivas com adultos, muitas vezes, questionando as regras
Desafio e recusa em cumprir com os pedidos de adultos
Deliberada tentativa de irritar ou perturbar as pessoas
Culpar os outros por seus erros e mau comportamento
Muitas vezes, ser suscetível ou facilmente aborrecido pelos outros
Freqüente raiva e ressentimento
Agressividade contra colegas
Dificuldade em manter amizades
Problemas acadêmicos
Embora
não haja nenhuma causa claramente compreendida, acredita-se ser uma combinação
de genética, ambiente, incluindo:
Disposição natural de uma criança
Limitações ou atraso no desenvolvimento da capacidade de uma criança no
processo de pensamento e sentimento
Falta de fiscalização
Inconsistência ou disciplina severa
Abuso ou negligencia
Desequilíbrio de certas substancias químicas do cérebro, tais como a
serotonina
Os sintomas são geralmente vistos em várias configurações, mas são mais
perceptíveis em casa ou na escola. Muitos pais relatam que seu filho com TOD
estava mais rígido e exigente que os irmão da criança, desde tenra idade.
Este
problema é bastante comum, ocorrendo entre 2% e 16% das crianças e adolescente.
Em crianças menores é mais comum em meninos, mas durante a adolescência ocorre
com freqüência em ambos os sexos. O inicio é geralmente gradual e aumenta a
gravidade dos problemas de comportamento ao longo do tempo.
A
melhor maneira de tratar um criança com TOD inclui Psicoterapia infantil que
abrange técnicas de manejo e modificação do comportamento, utilizando uma
abordagem coerente da disciplina e seguir com reforço positivo de
comportamentos adequados.
É
muito difícil os pais lidarem com estas crianças e adolescentes, por isso é
indicado Orientação de Pais para melhor entendê-los além de obterem apoio e
compreensão e consequentemente receberem treinamento acerca de habilidades de
manejo desta crianças.
O
sucesso do tratamento requer empenho e acompanhamento em uma base regular de
ambos pais e professores.