BERA


BERA
 
            A audição é o sentido que proporciona ao ser humano o desenvolvimento da linguagem no processo da comunicação oral. Qualquer alteração neste sentido pode ser detectada através de exames como, por exemplo, o BERA.
BERA (Braistem Evoked Response Audiometry) é também conhecido como Audiometria de Tronco Cerebral ou PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico), que tem objetivo de avaliar a integridade da via auditiva no tronco encefálico e pesquisar o limiar eletrofisiológico, sendo realizado através de um estímulo sonoro. Logo, o BERA trata-se de um registro da atividade elétrica da via auditiva até o sistema nervoso central.
Sempre que o nervo auditivo e as estruturas do tronco encefálico forem ativados pelo estímulo sonoro, é gerada uma quantidade mínima de eletricidade que é captada pelos eletrodos, registrada no equipamento e interpretada pelo examinador.
            O BERA é um exame rápido, seguro, não invasivo, indolor e objetivo da avaliação do sistema auditivo periférico e central. Podendo ser realizado em pacientes de qualquer idade, desde recém nascidos até idosos.
As respostas deste exame são extremamente delicadas e, por isso, exige que o paciente acomode-se de forma confortável, permaneça deitado, bem relaxado e sem realizar movimentos bruscos, para que não haja interferência no traçado do exame. Em crianças menores em que o sono natural é mais difícil, é recomendada a sedação, a qual é administrada oralmente através do hidrato de cloral.
Indicações para realizar o BERA:
·    Casos suspeitos de surdez infantil;
·    Triagem auditiva neonatal, com a finalidade de avaliar a maturação do sistema auditivo central;
·    Monitoramento audiológico;
·    Zumbido;
·    Algumas labirintopatias;
·    Identificar limiares psicoacústicos;
·    Avaliar a audição de crianças e adultos “difíceis” de serem avaliados por métodos subjetivos (inclusive prováveis simuladores na audiometria);
·    Mensuração objetiva da audição em adultos para fins diagnósticos e legais;
·    Topodiagnóstico;
·    Diagnóstico diferencial de lesões cocleares e retrococleares.
O diagnóstico audiológico precoce possibilita a intervenção médica e/ou fonoaudiológica, permitindo um prognóstico mais favorável em relação ao desenvolvimento global da criança.
Pensando nestes aspectos, atualmente, o Instituto de Neuropediatria e Reabilitação Infantil (INRI) realiza o exame BERA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.